segunda-feira, 19 de maio de 2014

Turquia

Acredito que é possível viajar pra qualquer lugar do mundo e manter uma alimentação vegana. Sempre haverá frutas e vegetais disponíveis e, possivelmente castanhas ou algum tipo de pão sem ingredientes animais à venda.
Quando decidi ir para a Turquia, li no guia Lonely Planet que vegetarianismo não é comum no país e veganismo é considerado um comportamento aberrante, por isso, já fui preparada pensando que iria viver a base de frutas por 15 dias.

No guia Happy Cow, as poucas opções de restaurantes vegetarianos em Istambul estavam fechados e, na Capadócia e em Fethiye, meus outros destinos na Turquia, não tinham restaurantes listados! Realmente, o cenário não parecia animador. Anotei o endereço de alguns restaurantes que eram vegan-friendly que ainda constavam como abertos e parti para mais um destino.

Santa Sofia, em Istambul
Cheguei em Istambul e fiquei hospedada em Sultanahmet, a região mais turística da cidade, onde fica a Mesquita Azul, Santa Sofia e Palácio Topkapi.
Para minha alegria, já me deparei com um monte de coisa gostosa vendida perto dos pontos turísticos.
Castanhas Portuguesas
Milho Assado

Ameixa

Melancia
Espetinhos de abacaxi

Suco de Romã

Simit, um pão vegano coberto de gergelim

Fiquei super animada com as comidinhas de rua veganas. A barraquinha de rua mais comum é do simit, um pão em formato de rosquinha, vendido em todos os lugares. A massa do pão não leva leite ou ovos, no entanto, algumas barracas usam ovos para que o gergelim grude na massa. Quando o ovo é usado, dá pra perceber pela cor amarelada em cima.
Esse pão custa 1 lira turca, equivalente a R$1,10, aproximadamente.
Achei o simit bem pesado e sem gosto, mas me quebrou o galho várias vezes durante a viagem.

O item mais estranho que comi na rua foi a ameixa verde, que deve ser comida com sal e achei bem ruim.
E destaque para o suco de romã, extraído na hora, que é uma delicia!

Muitos outros alimentos são vendidos na rua, como pirulitos feitos na hora, sorvetes e chás, mas todos esses com ingredientes animais. De qualquer modo,  há muitas opções e garanto que nenhum vegano morre de fome em Istambul!

Nenhum comentário:

Postar um comentário