quarta-feira, 4 de junho de 2014

Istambul - Bazar de Especiarias

O Bazar de Especiarias ou Bazar Egípcio, é um mercado que vende frutas secas, temperos, chás, doces turcos, souveniers. Lá tem de tudo! Amei ver as tâmaras, figos e damascos gigantes, sentir o cheiro de especiarias, experimentar doces. Uma experiencia muito divertida e ainda melhor pois os vendedores não são tão insistentes como no Grand Bazar.

Frutas Secas e a melhor tâmara que comi na vida!

Temperos diversos

A maioria das lojas de lá vende de tudo no mesmo lugar: chás, temperos, doces, cerâmicas, artigos pra banho, ou seja, vendem de tudo e não são especialistas em nada. As melhores lojas que achei foram as que vendiam só alimentos ou só outros artigos.
Recomendo muito a Malatya Pazari, (lojas 40 e 44), onde comprei todos os meus temperos e frutas. 
Entrei em todas as lojas e achei que a qualidade deles era superior e muita gente compra lá, ou seja, os alimentos estão sempre frescos. O preço é praticamente o mesmo em todo o bazar.

Paraíso das Castanhas

Doces

A loja 44 é só de doces turcos (a maioria vegano)

Damascos
Os vendedores de todo o bazar falam inglês, então é bem fácil fazer compras por lá. Também tem o esquema de pechinchar os itens não alimentícios, mas é bem mais tranquilo do que no Grand Bazar.

Não esqueça de pedir para embalarem a vácuo os alimentos para garantir a conservação na viagem. 

Pacotes devidamente selados!

Na loja de doces, tive que perguntar os ingredientes de tudo para saber quais eram veganos. O vendedor ficou curioso para saber porque queria esse tipo de informação e respondi que não comia nada de origem animal. O vendedor parou tudo que estava fazendo e começou a me questionar o motivo dessa escolha. Disse que respeito os animais e que eles não merecem ser explorados. O vendedor ficou com cara de indignação e me disse que Alá fez os animais para isso!
Falei apenas que não concordava e encerrei o assunto. É muito difícil discutir sobre animais com alguém que tenha crença islâmica.

Apesar disso, o vendedor foi super educado e me informou todos doces que continham mel ou leite, Pra minha sorte, a grande maioria é vegano.
Saí do bazar sem fome de tanto que experimentei castanhas, frutas secas e doces, por isso, optei por um almoço mais leve e fui experimentar o famoso çiğ köfte, prato típico da Turquia.

O çiğ köfte é, originamente, feito com carne crua. çiğ significa cru e köfte significa almondega. É um alimento bem popular na região e vendido em todos os lugares, inclusive em barraquinhas na rua. Pelo que eu li, a carne crua exposta por muito tempo em ambientes abertos, sem refrigeração causou muitos problemas e, por isso, aboliram a carne e a maioria dos lugares vende a versão vegetariana, feita com trigo bulgur e temperos.
Mas sempre pergunte antes de comprar!

Saindo o bazar de especiarias pela porta da loja 85, siga reto por uns 150m para encontrar o çiğ köftem.


É um lugar pequeno, limpo e vendedores super atenciosos. Contei que nunca tinha provado e eles me ofereceram um pouco dessa massa de trigo enrolada em alface para experimentar antes de comprar o wrap. Achei bem saboroso e pedi o wrap, que vem com a massa do bulgur e temperos, alface, bastante salsinha, suco de limão e pimenta. Achei bem apimentado, mas é gostoso. É bem diferente e vale a pena experimentar. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário