domingo, 28 de outubro de 2012

Eden Project - Inglaterra

Quando decidi estudar no Reino Unido, comecei a pesquisar sobre os pontos turísticos do país e descobri o Eden Project. Quando vi a foto do lugar fiquei encantada e curiosíssima para saber mais sobre aquelas bolhas enormes de plástico.


O Eden Project é a maior estufa do mundo, com plantas de todos os lugares do planeta, divididas em 2 Biomas: Mediterrâneo e Floresta Tropical.
O projeto está localizado no condado de Cornwall, sudoeste do Reino Unido e foi construído em um poço de lama onde ninguém jamais pensou que seria possível construir alguma coisa. Além de toda a história de superação pra construir a atração, o local também me atraiu por ser todo sustentável, utilizando fontes alternativas de energia, reciclando maior parte do lixo produzido e aproveitando água da chuva.

Como chegar?
Partindo de Londres, é possível pegar o trem em uma viagem com duração de 4:30hrs até St Austell, cidade que fica a 5km do Eden Project.
Há a opção de ir de ônibus, em um percurso que varia de 6:30 a 8 horas.

Comprando com antecedência, é possível encontrar boas tarifas pra viagem de trem. Eu decidi viajar em cima da hora e acabei optando por ir de ônibus, que estava metade do preço da passagem de trem. Fui no ônibus das 23hrs e achei que iria dormindo tranquilamente até St Austell, porém, o ônibus fez várias paradas, muitas pessoas entraram e saíram durante o trajeto,  e cada vez que alguém entrava, o motorista acendia as luzes e tocava a gravação das normas de segurança.
Não consegui dormir nem um pouco e cheguei acabada na estação de St Austell as 7 horas da manhã.
Estação de St Austell

A estação do ônibus na cidade de St Austell fica ao lado da estação de trem e lá, existe uma linha de ônibus para ir ao Eden Project:

First Bus 101: St Austell railway station – Eden
Veja aqui os horários.

Você pode comprar a passagem direto com o motorista.
Chegando ao Eden Project, avise que utilizou transporte público e você tem desconto no ingresso, pagando £19.50. A entrada normal custa £23.50.

As principais atrações do Eden Project são os Biomas Mediterrâneo e Tropical, mas do lado de fora existe um jardim enorme com diversas plantas e esculturas, e uma das construções mais sustentáveis do mundo, o Core que é um centro educacional. 

O Bioma Mediterrâneo possui 1000 tipos de plantas e a temperatura lá dentro varia de 9 a 25 graus.

Bioma Mediterrâneo


Videiras


Árvore de Cortiça

Plantinhas usadas na produção de perfumes

O Bioma Tropical abriga milhares de plantas tropicais como banana, cacau, café, etc. É tão grande que tem até uma cachoeira lá dentro! Vá preparado para o calor, a média de temperatura é de 25 graus e pode chegar até a 35 graus!




Esse Bioma te dá a oportunidade de ver a Floresta Tropical de cima, já que tem uma plataforma que permite visão geral do lugar.
Antes de subir na plataforma, é necessário assinar um termo dizendo que você não tem nenhum problema de saúde, porque lá em cima é super quente.

Quase 31 Graus dentro do Bioma!

Do lado de fora dos Biomas, existe um jardim enorme com plantações de lavanda, girassol, lúpulo, cevada, rosas e várias esculturas.




Já o Centro Educacional, The Core, é uma construção sustentável e o teto foi construído com base nos espirais de Fibonacci, que é um padrão frequentemente encontrado na natureza, em pinhas, sementes, flores e conchas.



Eu achei o projeto fantástico! Além da construção dos Biomas, que são gigantes e impressionantes, conheci plantas que nunca tinha visto, aprendi várias coisas novas lendo as informações dispostas nas plantações e achei muito legal a preocupação do lugar em mudar a percepção das pessoas sobre um modo de vida sustentável.

Gostei também do restaurante, onde a  preparação da comida pode ser vista pelos visitantes. E o melhor de tudo, os funcionários sabem o que é um prato vegano e podem te indicar as opções disponíveis.

Preparação do Almoço
No dia que fui, o restaurante tinha uma sopa de grão de bico e bolo de frutas como opção vegana.

Ensopado e Grão de Bico e Vegetais
Na saída, existe uma lojinha que vende plantas, eco bags, pães, etc.






Para voltar a estação do trem/ônibus em St Austell, siga as placas no Eden que te levam ao ponto do ônibus e pegue a linha 101 da First Bus. O último ônibus sai as 18hrs.

Peguei o ônibus das 16:30 e cheguei em St Austell antes das 17hrs. Fui passear pelo centro da cidade, que é cheio de lojas, mas quase todas fecham as 18hrs.
Como o meu ônibus para Londres partiria somente as 22:30rs, visitei algumas lojas no centro e depois fui assistir um filme no White River Cinema pra passar o tempo.

Voltei a estação para esperar meu ônibus as 22hrs e, pontualmente as 22:30hrs, o ônibus passou para me levar de volta a Londres, destino do próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário